O empresário José Lauri Camargo, que há mais de 30 anos prepara o tradicional bolinho de frango, prato típico da culinária de Itapetininga, fez questão de apresentar pessoalmente ao chefe do Executivo em exercício, Etson Brun, as novas versões de tamanho do salgado.
Apesar das variações das dimensões, a receita original de seus bolinhos, passada através das gerações, foi mantida, preservando a crocância e o sabor já conhecidos e tão apreciados pelos moradores de Itapetininga.
Dono de uma das barracas pioneiras do quitute na cidade, localizada na Praça Peixoto Gomide, Lauri vende aproximadamente 600 bolinhos por dia sendo, inclusive, procurado por turistas de todo o Brasil e do exterior que visitam Itapetininga.
O tradicional prato de Itapetininga é um salgado frito feito com farinha de milho e recheado com frango cozido desfiado. Ele tem formato oval e, por ser servido frito, é crocante por fora, mas com um recheio bem macio. Em 2023, a novela “Fuzuê”, exibida às 19h na Rede Globo, apresentou o Bolinho de Frango para todo o Brasil. Na trama, o salgado era a fonte de renda para o dono de um bar que ficou famoso no Rio de Janeiro pela receita tradicional de sua terra natal, Itapetininga.