O Halloween já se popularizou entre os brasileiros e vem ganhando cada vez mais espaço no calendário de festas. O comércio de itens tradicionais de decoração, além das fantasias e dos doces para as crianças, aquece o mercado e contribui para a geração de empregos.
Para 2024, a venda de produtos relacionados aos lançamentos do cinema impulsionam as vendas. As estreias de filmes como ‘Coringa 2’ e ‘Os Fantasmas se Divertem 2’, aumentam a procura por artigos associados aos personagens das produções cinematográficas, como Arlequina e Beetlejuice.
Segundo a gerente de compras da Papelaria e Livraria Pedagógica, Juliana Batista, a procura por fantasias, maquiagens e adereços que remetem a personagens já começou. “Estamos animados e esperamos um aumento de 15% no volume de vendas para este Halloween. Estamos atentos à demanda do público e ampliamos os nossos estoques com diversos produtos que remetem ao tema, desde fantasias completas até adereços para todas as idades, dos bebês aos adultos”, afirma.
Para quem prefere os tradicionais monstros e bruxas, o comércio traz ainda opções de adereços e maquiagens que podem transformar qualquer figurino do guarda-roupa em uma fantasia. “Nesta época do ano, vale tudo. Um simples adereço ou maquiagem pode transformar qualquer roupa em fantasia. Por isso, buscamos investir em variedade, com produtos de diferentes estilos para atender a todos os públicos “, afirma a gerente de compras.
Contratações já começaram
Por envolver o Dia das Crianças, o Halloween e o Natal, o último trimestre do ano é um período importante para o comércio. Para atender a demanda de outubro a dezembro, os lojistas reforçam os estoques e realizam as tradicionais contratações de fim de ano.
Para este ano, segundo dados da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), a expectativa é de aumento de 10% nas contratações temporárias, comparadas ao ano de 2023. E as vagas já estão sendo preenchidas.
A gerente de compras da Papelaria e Livraria Pedagógica comenta que a loja pretende aumentar em até 30% o quadro de funcionários. “Já estamos recebendo currículos dos candidatos interessados, realizando as primeiras entrevistas e preparando os novos funcionários para conseguirmos atender à demanda de público até janeiro de 2025”, diz Batista.
Ainda segundo a gerente, a intenção não é apenas a contratação temporária, visto que muitas pessoas que se destacam acabam sendo efetivadas. “Estamos contratando para vários setores da loja e a intenção não é apenas suprir a necessidade, mas também encontrar pessoas que atendam ao perfil que procuramos para fazerem parte do quadro fixo de funcionários”, completa Batista.