A cidade de Itapetininga hoje completa 254 anos, com seu charme interiorano e rica em história, encontrou novos embaixadores nas redes sociais. Giovanna Alves de Oliveira, 22 anos, recepcionista, e Guilherme Rafael da Silva, 21 anos, estudante de Engenharia de Produção na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), formam o jovem casal que criaram uma página no Instagram com o intuito de mostrar a beleza, a gastronomia e os eventos locais de Itapetininga para a região e o Brasil. O projeto começou há poucos meses, mas já conquistaram seguidores fieis que buscam novidades e recomendações de lazer.
A ideia do projeto, o estudante conta como surgiu a iniciativa. “A ideia foi minha; atualmente moro em São Carlos, e lá conheci pessoas que trabalhavam com conteúdo de nicho. Eu sou fã de Itapetininga e percebi que havia poucos conteúdos nesse estilo sobre a cidade. Convidei a Giovanna, minha amiga de longa data, para embarcar nesse projeto. Ela tem um talento natural para comunicação, e, juntos, fizemos a ideia ganhar vida”, explica o jovem.
Desafios iniciais Como todo começo, o projeto de Giovanna e Guilherme enfrenta desafios, especialmente na criação de conexões com os comércios locais. “Estamos no início desse projeto e sabemos que muitos desafios estão por vir. No momento, nosso foco é estabelecer relações com os comerciantes da cidade”, revela Silva.
Curadoria cuidadosa ao decidir quais lugares serão promovidos na página, o casal segue um critério simples: a qualidade e o gosto pessoal. “Começamos com lugares que realmente gostamos e recomendaríamos. Queremos expandir para outros estilos, trazer propostas diferentes, como a culinária mexicana e massas, sempre prezando pela autenticidade nas nossas opiniões”, comenta a recepcionista.
Conteúdo que engaja embora os jovens ainda esteja construindo a página e não tenha métricas precisas sobre o tipo de conteúdo mais popular, a experiência já lhes rendeu parcerias, como a realizada com o restaurante do município, que resultou no vídeo de maior sucesso até o momento. “Nosso vídeo sobre o restaurante teve mais de 20 mil visualizações e nos trouxe mais de 400 novos seguidores. Foi o incentivo que precisávamos para continuar e expandir o projeto”, compartilha Silva.
Planejamento e parcerias futuras o casal tem grandes planos para o futuro. “Queremos começar a colaborar mais com os locais e aumentar o leque de estabelecimentos divulgados. Nossa cidade é especial, é o lugar onde crescemos, onde a família do meu pai tem comércio há gerações, e queremos fazer parte da construção da nova história de Itapetininga”, afirma o estudante.
Para aqueles que também desejam divulgar suas cidades, Silva oferece uma dica importante: “Vai fundo e seja autêntico. Cada pessoa tem sua maneira única de comunicar e seus gostos pessoais. A autenticidade é o que faz o conteúdo se destacar.”