O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou nesta terça-feira, 12 de novembro a doação de um terreno do estado para a construção de um aeroporto em Itapetininga, um antigo desejo da cidade e região. Durante a visita oficial, o governador não apenas formalizou a doação do terreno, mas também entregou casas pelo programa Casa Paulista e assinou a autorização para a licitação do novo Hospital Regional.
O terreno destinado ao aeroporto está localizado próximo ao Instituto Florestal, uma área administrada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. Além da cessão do terreno, o governo estadual planeja investir entre R$ 20 e R$ 30 milhões na obra.
Tarcísio de Freitas destacou a importância do aeroporto para Itapetininga e região: “O aeroporto é um desejo antigo também no município e a gente vê que a região sudoeste tem poucos equipamentos, tem poucos aeroportos. Faz sentido ter um aeroporto aqui; eu acho que é um ponto de apoio importante”, declarou o governador, enfatizando o potencial do novo aeroporto para impulsionar a economia local e atender a demanda crescente por infraestrutura aérea na região.
1 Comment
O aeroporto de Itapetininga anunciado pelo governador. Considerações:
Os próximos 07 anos, a frota nas aéreas brasileiras será composta em 85% de aeronaves com capacidade entre 170 a 230 passageiros e seus equivalentes de carga.
Poucas cidades perceberam o viés e a necessidade de adequar rapidamente sua infraestrutura aeroportuária para receber essas aeronaves de maior capacidade.
Nenhum município deveria construir pistas abaixo do conceito brasileiro de PISTAS MÍNIMAS, recomendadas em comprimento, largura e resistência do piso PCN:
1-Pista Regional 1.600 x 30m + PCN31.
2-Pista Jato Regional 1.800 x 30m + PCN38.
3-Pista Jato Nacional 2.200 x 45m + PCN50.
Qualquer pista acima de 1.800m deve ter 45m de largura.