Por: Fabio Campos
Como disse no título deste artigo, considero sim, sem sombras de dúvidas, na minha opinião o YouTube como a 3ª revolução nos meios de comunicação e tecnológico em todos os tempos.
A 1ª revolução foi o rádio que surgiu na Itália, no final do século XIX e a primeira transmissão de foi realizada em 1899, no Canal da Mancha, sobre um evento esportivo.
No Brasil a rádio foi inaugurada em 1923, durante a comemoração do centenário da Independência. A primeira emissora brasileira foi a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada em 1923 por Edgard Roquette-Pinto.
Há 102 anos a rádio continua fazendo imenso sucesso, com centenas de emissoras espalhadas pelo Brasil e com o advento do serviço de stream (transmissão ao vivo pela internet) a rádio se tornou o famoso 2em1, se transformou em televisão também
A 2ª revolução foi a televisão, que surgiu no início do século XX, a partir de uma combinação de inventos que permitiam transformar um sinal elétrico em imagens. A primeira demonstração de um aparelho de televisão foi feita em 1926 pelo escocês John Logie Baird, que apresentou a televisão mecânica à Academia Britânica
A televisão chegou ao Brasil na década de 1950, com a inauguração da TV Tupi, pelo jornalista Francisco de Assis Chateaubriand, o Chatô. A primeira transmissão ocorreu na sede do Diários Associados.
Já uma senhora de 74 anos, a televisão vem perdendo espaço para a internet e plataformas de streaming (Netflix, Globoplay, Amazon, Disney entre outras) e pelo próprio YouTube, mas permanecerá firme e forte e com muita audiência, pois tem seu público cativo.
Agora sim chegamos a 3ª revolução o YouTube, que na minha humilde opinião foi o maior advento em se tratando de telecomunicações de todo século.
Fundada em 2005, a plataforma possui mais de um bilhão de usuários pelo mundo, totalmente online onde usuários podem assistir, criar e compartilhar vídeos pela internet possui mais de um bilhão de usuários pelo mundo.
Confesso que ultimamente tenho assistido muito pouco a tv aberta r e por assinatura. Vejo alguns programas específicos, principalmente telejornalismo.
Além de escolher o que desejo e a que horas posso assistir os vídeos, crio meus conteúdos na minha página “SEM FULERAGEM EC (ENTRETIMENTO E CULTURA) aprendo e me aperfeiçoo sobre diversos temas que possui uma infinidade de opções.
O meio mais democrático que há nos dias atuais, se tratando de mídia digital, vai desde o “lixo” (canais de baixo nível) a conteúdos, artigos de “luxo” (canais de alto nível), o que faz parte de todo veículo de comunicação.
Ouso a dizer que a minha vida intelectual espiritual e psicológica mudou bruscamente e para melhor graças a 3ª revolução da comunicação, chamada YouTube.
Mas aí é assunto para um segundo artigo …
Até a próxima!