Começaram a ser instaladas em Itapetininga nesta quarta-feira 20 de novembro, lombadas eletrônicas, equipamentos fixos de fiscalização ostensiva localizados em trechos com intensa circulação tanto de veículos quanto de pedestres, como meio de estimular a redução da velocidade e a segurança viária. O limite de velocidade padrão é de 40 km/h.
A instalação dos dispositivos é resultado de um convênio entre o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Departamento Estadual de Trânsito – Detran/SP e a Prefeitura de Itapetininga. Os equipamentos fazem parte do Programa Respeito à Vida que contemplou o município com lombadas eletrônicas, colocadas em pontos estratégicos da cidade.
Os primeiros locais a receberem os equipamentos foram as avenidas Wenceslau Bráz e Dr. José de Almeida de Carvalho. Ambas tiveram duas lombadas instaladas, uma em cada sentido das vias.
Serão instaladas lombadas eletrônicas nos seguintes pontos:
– Av. Wesceslau Bráz
– Av. Dr. José de Almeida Carvalho
– Av. 5 de Novembro
– Marginal do Chá
– Marginal dos Cavalos
Os equipamentos serão instalados de forma que fiquem totalmente visíveis aos motoristas, reforçando sua importância educativa para um trânsito seguro. A velocidade dos veículos que passam pela faixa monitorada é captada por câmera e, automaticamente, indicada no visor.
“A instalação das lombadas eletrônicas não tem o objetivo de multar ou arrecadar. Essas lombadas, primeiramente, servem para dar maior fluidez ao trânsito e, em segundo e especial, é que são muito importantes para trazer segurança para todos os munícipes e usuários das nossas vias”, destacou o prefeito de Itapetininga, Jeferson Brun, enfatizando também a necessidade de conscientização dos motoristas para que respeitem sempre os limites de velocidade.
A Secretaria de Trânsito informa, ainda, que os locais onde os dispositivos forem instalados estarão devidamente sinalizados.