Na última sexta-feira, 22 de novembro, uma operação conjunta liderada pelo Setor de Proteção Animal da Polícia Civil, com o apoio da Polícia Militar Ambiental, do Centro de Controle de Zoonoses e da Subsecretaria de Defesa Animal de Itapetininga, identificação de uma situação de possível maus-tratos a animais em uma residência no município.
Durante a ação, foram encontrados 31 cães e 2 pássaros vivendo em condições precárias que apontam para negligência e insalubridade. O local pertence a uma idosa, que foi conduzida à delegacia para prestar depoimento e responder às acusações.
A investigada foi conduzida à delegacia para interrogatório, onde foi autuada pela Polícia Militar Ambiental em pelo menos R$ 21 mil por infrações relacionadas a maus-tratos.
A Polícia Civil aguarda a emissão dos laudos periciais para confirmar as condições dos animais e concluir a apuração da responsabilidade criminal da acumuladora.
Os cachorros que apresentaram quadros mais graves de saúde foram direcionados para atendimento veterinário oferecido pelo município. Os dois pássaros foram confiados a um cidadão voluntário, que se prontificou a cuidar deles. No entanto, devido à falta de estrutura municipal, a maioria dos cães permanece no local sob acompanhamento.
Quem puder adotar ou oferecer um lar temporário para os animais resgatados poderá entrar em contato diretamente com a Subsecretaria de Defesa Animal de Itapetininga.
Casos de maus-tratos podem ser denunciados de forma anônima por meio da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal. As autoridades destacam a importância da colaboração da população no combate à negligência e crueldade contra animais.