Por: Aldiéres Silva
Muitos no Brasil tornaram-se fãs do automobilismo em decorrência o sucesso e títulos de Emerson Fittipaldi na década de 1970 e consequentemente a criação de sua equipe no final da mesma década, a COPERSUCAR, isso na Formula 1. Na década seguinte as vitórias e títulos de Nélson Piquet e por fim o surgimento, ascensão e euforia entorno de Ayrton Senna entre o fim da década de 1980 e começo da década de 1990. Este que infelizmente após colidir na curva Tamburello no circuito de Ímola (Autódromo Enzo e Dino Ferrari) encerrou sua trajetória como piloto para inicia-se de um mito do esporte em todo o mundo… Na Formula Indy o mesmo Fittipaldi abriu caminho para o sucesso dos Brasileiros após vencer em 1989 e 1993 a tradicional 500 milhas de Indianápolis, sendo o piloto campeão da categoria em 1989.
Com o passar dos anos e com uma forte cobrança midiática após o falecimento de Senna surgiram Rubens Barrichello e Felipe Massa como esperanças de vitórias e títulos mas sucumbiu a temporadas dominadas por equipes e pilotos fora de serie durante os anos 2000 com dominâncias da FERRARI, do piloto alemão Michael Schumacher e o surgimento de Lewis Hamilton. Já na Formula Indy os saudosos Gil de Ferran, André Ribeiro, acompanhados de Hélio Castroneves, Tony Kanaan, Cristiano Damatta, Bruno Junqueira dentre outros levaram o país ao local mais alto do pódio. Acompanhando as corridas há as bandeiras durante o certame e muitos desconhecem seus significados. Chegou a oportunidade de mostrar um pouco desse universo aos leigos que amam corridas para adquirir conhecimentos adicionais. Certamente você leitor não assistirá mais corrida da mesma forma desde então.
Eu já tive a oportunidade de correr de Kart. Quem puder vá! É uma experiência incrível! Quem for leitor de São Paulo, aí há várias opções para se divertir em meio a velocidade. Há também várias faixas de valores em relação a isso. É bom sempre consultar e ver se atende as suas expectativas. Aos amantes da leitura que acompanham minha coluna e residem em Itapetininga ou cidades da região temos próximo algumas opções em Sorocaba. Vale a pena reunir os familiares e amigos para passar alguns momentos divertidos que nos ajudam a sair da rotina e com isso chutar o estresse diário de um cotidiano cada vez mais insano. Para isso é feito um briefing para se ambientar nas provas. A seguir um pouco sobre esse universo e também a classificação dessas bandeiras enquanto você está acelerando. Antes é importante entender que existem pistas indoor e outdoor. A diferença que o primeiro ocorre em ambientes abertos sujeitos a variações climáticas e o último em ambientes fechados (geralmente em estacionamentos e locais fechados em shoppings) que resiste a essas influências meteorológicas, caso não sejam muito severas que comprometam a segurança e o andamento do certame.
Bandeira Quadriculada: Mais popular dentre as bandeiras, a flâmula quadriculada é caracterizada por xadrez em preto e branco. Ela serve para indicar o fim das sessões – treinos livres, classificações e segmentos, assim como corridas.
Bandeira Verde: É utilizada para indicar que a pista está liberada. Vale tanto para iniciar a volta de apresentação de uma corrida, treinos e abrir os segmentos da classificação, quanto para retomar a disputa depois de um incidente que causou alguma interrupção ou incidentes.
Bandeira Amarela: Sinaliza perigo na pista – que pode ser um carro estacionado, virado ou na área de escape, bem como animais, detritos ou objetos. Obriga que todos os pilotos a desacelerar. Se apenas uma bandeira é agitada, ela obriga redução de velocidade, impede ultrapassagens e alerta o piloto para desviar-se de quaisquer objetos ou fontes de ameaça no trecho indicado.
Se for uma bandeira amarela dupla, a velocidade deve ser ainda mais reduzida; também é proibido ultrapassar, e o piloto pode ter que desviar ou até parar o carro para evitar perigos na pista e/ou fiscais trabalhando no setor sinalizado. Nos treinos e na classificação, a redução de velocidade sob bandeira amarela deve ser indicada pelo ato de abortar uma volta rápida.
Bandeira Vermelha: Interrompe imediatamente a sessão por acidentes mais graves, condições adversas do tempo ou obstáculos na pista que demandam mais trabalho para ser removido – por exemplo, muito detrito no asfalto ou um carro que quebrou em um trecho de difícil acesso. Quando é mostrada, pilotos devem desacelerar e, em velocidade baixa, retornar para o pit lane, alinhando na saída dos boxes.
Bandeira Azul: Nos treinos, a bandeira azul é exibida a um piloto para sinalizar que ele está cercado por um competidor mais rápido e vai ser ultrapassado na pista. Também pode ser mostrada na saída do pit lane, avisando que há um piloto muito próximo, na pista, de quem está deixando a reta dos boxes. Em uma corrida, esse tipo de bandeira alerta o piloto que ele está prestes a perder uma volta e deve abrir caminho para o piloto que vem atrás e ainda está na volta do líder. Ceder espaço é obrigatório e, o piloto retardatário será punido caso ignore a bandeira três vezes.
Bandeira Preta e Laranja: Sua recorrência é menor, mas ela serve para sinalizar a um piloto que seu carro apresenta algum dano mecânico e deve ser conduzido o mais rápido possível para os boxes, pois a falha pode colocar a si próprio e outros carros em risco. Contém o número do piloto a ser alertado.
Bandeira Preta e Branca: Também contém o número do piloto, e serve como um “cartão amarelo”, uma advertência por algum tipo de comportamento que contraria o regulamento esportivo da categoria. Se receber outra advertência, o atleta é passível de punição.
Bandeira Preta: O “cartão vermelho” serve para anunciar a desclassificação de um piloto, que deve se direcionar para os boxes e não retornar à prova.
Bandeira Branca: Informa a um piloto que há outro rival mais lento à sua frente; costuma ser mais recorrente em treinos. (Isso na Formula 1). Também registra o início da última volta antes da bandeira quadriculada que indica o fim da corrida (Isso na Formula Indy)
Bandeira Vermelha e Amarela: Sinaliza queda de aderência por excesso de óleo ou água na pista.
Após acompanharmos essas regras e curiosidades ficou mais fácil acompanhar as provas ou participar de uma para iniciar nos esportes a motos. Ser um competidor requer muito investimento e patrocínios. Para momentos de lazer no kart por exemplo, como já mencionado há perfis e preços variáveis. Vista sua balaclava, calce suas luvas, vista seu macacão, coloque seu capacete e acelere para garantir momentos únicos conduzindo máquinas para eliminar o estresse e ser feliz na pista.