Por: Aldiéres Silva
O que leva uma pessoa a deixar marcas eternizadas em sua pele? Os motivos são diversos… Desde jovens à adultos essa atitude simboliza filosofias, culturas, referências a ancestralidade e publicidade, já que moda e estilo atualmente é algo bem comum quando vamos escolher o que será eternizado em nosso corpo através de traços artísticos.
A origem das primeiras tatuagens possuem relatos divergentes. Alguns estudiosos acreditam que a tatuagem sempre esteve ligada à evolução humana. Foram encontradas provas arqueológicas de que tatuagens eram feitas desde 4000 e 2000 a.C, no Egito. Algumas múmias possuíam sinais corpóreos semelhantes aos da tatuagem. A tatuagem também já foi utilizada em certos rituais antigos, suas simbologias são inúmeras.
Uma curiosidade é que na Idade Média a tatuagem foi banida da Europa, pois era vista como “coisa do demônio”. Já no século XVIII, a tatuagem eram muito comuns entre os marinheiros. Não existiam tatuadores profissionais trabalhando no início do século XIX, as pessoas que realizavam essa função eram amadores, esses faziam parte da tripulação ou eram encontrados nos grades portos. No início utilizava-se uma ferramenta feita de madeira e um pente de ossos afiados, batiam com um pedaço de pau na parte de trás do instrumento, pressionando com a agulha a carne do indivíduo, introduzindo assim a tinta e formando o desenho desejado. A partir desses movimentos, os nativos passaram a chamar o procedimento de tatau, que posteriormente foi designada pelo capitão James Cook como tattow, nascendo a palavra tattoo (em inglês) que em português se tornou tatuagem.
Criada em 1891, a tatuagem elétrica só chegou ao Brasil em 1959, trazida por Knud Harld Likke Gregersen, da Dinamarca. Muitas pessoas têm uma tatuagem ou desejam fazer uma algum dia, mas antes de pensar em tatuar o corpo a pessoa deve primeiramente pesquisar o estabelecimento onde fará, certificar-se de que o aparelho é esterilizado e de que a agulha é descartável.
Um estúdio que segue esses procedimentos higiênicos é o do tatuador e body piercing Wagner Barroso. Ele possui seu estúdio de tatuagem e piercing no Jardim Ângela (extremo sul da cidade de São Paulo). Ele atua nesse segmento há 16 anos. Ele já participou de campeonatos internacionais, feiras e é bem conhecido na região que atua pelo profissionalismo que executa seus trabalhos com minimalismo e paixão. O tatuador também executa trabalhos em 3D. Wagner é um profissional muito centrado e empenhado em suas atividades. Caso tenham interesse de acompanhar seus trabalhos sigam-no no Instagram através do perfil @wagnertattoo01
Em Itapetininga temos muitos tatuadores e tatuadoras que também desenvolvem suas atividades com seriedade, contribuindo para inspirar leitores e adeptos a esse estilo de vida que contempla a arte! Há muitos profissionais atuantes nessa arte milenar que por algumas décadas foi marginalizada porém atualmente exibe trabalhos artísticos e gostos diversificados.
Nos encontramos na próxima edição… Até breve!!!