Por: Fabio Campos
Quando eu resolvi fazer a minha 1ª faculdade de Publicidade e Propaganda, me formei na UNIP – Sorocaba em 2003. Uma das principais influências, não só para mim como para muitos publicitários que resultou na minha escolha pelo curso, foi nada mais nada menos que Whashington Olivetto
Ele foi o maior publicitário de todos os tempos não só no Brasil quanto no mundo, um gênio absoluto, um verdadeiro mestre
Eu ainda tinha uns 14 anos quando minha família, amigos, professores, me perguntavam: “Qual faculdade você irá fazer?” Eu enfaticamente dizia “Publicidade”, e Whashington era a minha principal referência, o meu, o nosso norte…
Washington soube retratar em 30s (tempo que a maioria dos comerciais são exibidos) como poucos a cultura, as tendências, modas e costumes da cultura brasileira, conseguiu a proeza de juntar arte com negócios e através de suas peças publicitárias inúmeros empresários viram seus aumentarem significativamente suas vendas.
Ao longo de sua carreira, conquistou mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes, apenas na categoria “Filmes”, de acordo com sua página oficial na internet.
Foi o cérebro criativo por trás de grandes peças da publicidade. Foi ele quem criou o famoso “garoto Bombril “, que protagonizava as campanhas da Bombril e era interpretado pelo ator Carlos Moreno.
Inclusive, a campanha entrou para o Guinness por ser considerada a publicidade que ficou mais tempo no ar em toda a história da propaganda mundial. Em 2004, ao fim do contrato com a Bombril, Moreno tinha gravado o impressionante número 337 comerciais com a empresa.
Uma das campanhas publicitárias mais lindas de todos os tempos, que se tornou um clássico foi o do “Meu Primeiro Sutiã da marca Valisère. Foi responsável também pelas campanhas do cachorrinho dos amortecedores Cofap, o antológico comercial da Folha de São Paulo sobre o Hitler inúmeros entre outros
Whashington Olivetto era múltiplo, existiam vários “Whashingtons Olivettos” dentro dele, escreveu mais de 10 livros, escrevia para jornais, sites, revistas e foi um dos mentores da criação da Democracia Corintiana nos anos 80, época em Sócrates, Casagrande, Biro Biro, além de serem craques em campo eram também na política contra a massacrante Ditadura Militar.
E por tabela fez com que o também gênio Jorge Ben Jor que estava um pouco esquecido da grande mídia, voltasse ao primeiríssimo lugar nas paradas com o estrondoso sucesso W/Brasil em homenagem ao publicitário no ano de 1993. “Alô, Alô W/Brasil
Por falar em W/Brasil, a agência de Olivetto era” o sonho de consumo” de nós publicitários almejar uma vaga nela, o que era dificílimo. A W/Brasil era a Rede Globo das agências de publicidade
E nós publicitários só temos a agradecer a sua genialidade e inspiração.
Infelizmente nos deixou com 73 anos de idade, tinha muitas artes ainda para serem criadas ….
Obrigado por tudo Whashington Olivetto