O estudante Gabriel Barbosa de Lima Camargo de 15 anos, tem se destacado no cenário do rap em Itapetininga. Recentemente, ele chegou à semifinal da Batalha Regional de Rimas, que aconteceu em Itapetininga no dia 11 de agosto no Clube Recreativo Itapetiningano (CRI). O estudante enfrentou adversários mais experientes sendo o único menor de idade.
Camargo compartilhou sua trajetória até agora. Ele reconhece que, apesar da evolução percebe em si mesmo, mas ainda acredita estar longe de atingir seu potencial máximo. “Eu vejo sim uma evolução muito grande em mim, mas ao mesmo tempo, vejo que estou longe do meu potencial. Mas percebo minha melhora tanto na construção de rimas quanto psicologicamente também,” afirmou.
O estudante também revelou como lida com o nervosismo nos momentos importantes. “Eu supero o nervosismo quando já estou em cima do palco, pois ali já vi que eu preciso ir bem,” explicou. A experiência de ser o único menor de idade na competição foi desafiadora, mas extremamente gratificante para ele. “Foi uma experiência boa, pelo fato de eu ser o único menor da competição regional. Tirei um peso grande que havia em mim, de maus pensamentos de que eu não era capaz e tinha um nível menor que os demais dentro da competição.”
Para Camargo, o rap e a rima improvisada são talentos que ele continua aperfeiçoando com dedicação. “Eu treino muito, e treinei muito para melhorar, porém acho que o rap, a rima improvisada, já é algo que veio naturalmente, e atualmente eu apenas aperfeiçoo,” disse.
A batalha não foi fácil, comenta o estudante. “Foi uma missão difícil e que eu próprio não colocava fé em mim, porém foi um aprendizado extremamente importante”. Ele destacou a importância de controlar as influências externas e manter o foco em seu crescimento. “Eu consigo controlar isso, pois consigo diferenciar as pessoas que querem que eu avance em minha carreira e as pessoas que querem me derrubar.”
O estudante acredita que o treino constante é fundamental para seu desenvolvimento. “Acredito que me preparo cada vez mais todo dia. A cada momento que faço ou escuto rap, trato como treino, e ir rimar todos os fins de semana ajuda demais no desempenho,” comentou.
Por fim, Camargo destaca a importância da educação em sua jornada no rap. “Vejo algo extremamente importante, pois a cada momento na escola, eu quero ganhar novos conhecimentos para poder ter mais argumentos na batalha. Com isso, acho que ajudou demais no meu desempenho escolar,” concluiu.