Duas professoras da Escola Major Fonseca, em Itapetininga, estão transformando a relação entre escola e comunidade através de um projeto de leitura. Maria Carolina Soares e Miriam idealizaram uma iniciativa que convida pais e responsáveis a participarem ativamente do ambiente escolar, indo até a sala de aula para lerem histórias aos alunos. Lançado em 2023, o projeto já trouxe um impacto, estreitando os laços entre família e escola e despertando o interesse pela leitura nas crianças desde cedo.
“A ideia surgiu com o objetivo de envolver a família com a escola através da leitura, e assim desenvolver um trabalho efetivo,” explicou Maria Carolina Soares, professora do 4º ano B. Para ela, o projeto é uma “estratégia poderosa” para promover a participação dos pais na vida escolar dos filhos, além de fortalecer a parceria entre escola e família.
No início, muitos pais se mostraram receosos em participar, mas logo esse cenário mudou. “No primeiro momento, eles se assustam e ficam envergonhados, mas depois que a primeira família participa, todos começam a se engajar e até querem repetir a experiência. Ao final de cada leitura, os pais recebem um certificado de participação, o que incentiva ainda mais,” comentou a professora.
Os benefícios do projeto também são evidentes entre os alunos, que se envolvem ativamente na escolha dos livros e no incentivo aos colegas. “As crianças ficam procurando livros que possam interessar os amigos, o que desenvolve o interesse pela leitura, estimula a linguagem oral e amplia a capacidade criativa,” disse Soares, destacando que a seleção dos livros deve estar sempre adequada à faixa etária da turma.
O projeto também tem gerado um sentimento de expectativa nas crianças, que aguardam ansiosamente pela presença dos pais na escola. “Eles ficam contando os dias para a chegada dos responsáveis na sala de aula. É lindo ver os olhinhos brilharem quando veem a família participando. Isso impacta positivamente na vida escolar dos alunos,” destacou a professora.
Com o projeto crescendo, o número de turmas participantes aumentou de uma, em 2023, para duas em 2024, e o objetivo é expandi-lo para toda a escola futuramente. “O maior desafio foi incentivar as famílias a se envolverem e mostrar a importância dessa participação. É um momento valioso, e o impacto vai muito além da leitura em si,” relatou Soares.
A iniciativa ganhou visibilidade nas redes sociais, o que despertou o interesse de outros educadores. “Quando comecei a postar sobre o projeto, diversos colegas professores pediram explicações sobre como implantar essa ideia em suas escolas. Hoje, já vemos essa prática sendo adotada nas escolas municipais e no SESI,” compartilhou.
Além do projeto de leitura, a Escola Major Fonseca realiza outros eventos que promovem a participação da comunidade, como as mostras literárias e as tradicionais reuniões escolares. “A participação dos pais na vida escolar dos filhos é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem, assim como para o desenvolvimento acadêmico, social e pessoal dos alunos,” finalizou a professora.