O bairro Taboãozinho, em Itapetininga, ganhou uma nova ferramenta de transformação social com a abertura de um projeto voltado para o ensino de Muay Thai para crianças e adolescentes. Iniciado há um mês, o projeto já conta com aproximadamente 40 jovens entre 12 e 18 anos, divididos em duas turmas.
O idealizador do projeto, o lutador de Muay Thai, Ian Santiago, falou sobre a motivação por trás dessa iniciativa. “A ideia veio do propósito de todas as nossas academias: transformar vidas. Investir em pessoas sempre. Já vimos com nossos próprios olhos que o Muay Thai transforma vidas, e já que estamos no bairro, não tinha por que não abrirmos nossas portas”, explicou Santiago, destacando que o objetivo é proporcionar uma atividade física que promova desenvolvimento integral.
Segundo o lutador, o projeto vai muito além de ensinar técnicas de luta. “O Muay Thai é uma excelente ferramenta de educação, autonomia, autoestima, autoconfiança, disciplina e conectividade entre pessoas, e é isso que buscamos promover”, afirma ele. Os impactos já podem ser sentidos na comunidade: “Tanto no aspecto físico quanto emocional. No físico, podemos destacar a evolução em quase todas as capacidades, como força, mobilidade e coordenação. No emocional, vemos uma melhora na convivência entre os alunos e também com outras pessoas envolvidas no projeto.”
O apoio da comunidade tem sido fundamental para a realização do projeto. Santiago mencionou a parceria com o projeto social “Sexta é Nós”, que também atua no bairro, além do patrocínio da Lopes Imobiliária, que chegou recentemente à cidade e busca, por meio de parcerias, garantir recursos financeiros para o andamento da iniciativa.
Embora o projeto tenha começado há pouco tempo, o lutador já tem grandes expectativas para o futuro. “Espero que daqui a alguns anos possamos ver jovens com a vida transformada através do esporte que eu tanto amo, que é o Muay Thai. Espero poder transmitir valores que eles levem para toda a vida e que se tornem a melhor versão de si mesmos, fazendo de Itapetininga um lugar melhor.”
O projeto ainda não teve contato direto com as famílias dos jovens, mas esse será um passo importante para fortalecer a caminhada dos participantes dentro da iniciativa. Santiago destaca que a academia está de portas abertas para quem deseja contribuir de alguma forma, seja com tempo ou com recursos financeiros, para que esse trabalho continue a transformar vidas.
Para os jovens que desejam seguir carreira dentro do Muay Thai, o lutador reforça que a persistência e a resistência serão aprendizados fundamentais. “No final de tudo, com toda certeza, teremos jovens que se destacarão e que poderemos ver assumirem o protagonismo de suas vidas, seja dentro ou fora dos tatames.”